Os negros são amaldiçoados?

Por Mike Inger Helmke

Imagina se você fosse um menino negro. Gosta da escola, estuda, faz doutorado e por fim, se torna um juiz. Um dia você condena um criminoso a muitos anos de prisão. O criminoso sai do tribunal e diz: “Maldito negro!” Você levaria isso muito a sério?
Algo parecido aconteceu comigo. Gosto muito de como os brasileiros pedem “benção, mãe.” Então falei com minha ex-sogra. Ela me respondeu: “vai tomar sua benção no [palavrão]!” Foi muito grosseiro, sim, mas será mesmo que deveríamos levar esses tipos de maldições tão a sério?

Vamos ver o que a bíblia diz sobre maldições. Jesus disse “quem chama seu irmão de [palavrão] merece queimar no inferno.” Então nem o menino negro nem eu teremos problemas, mas apenas a pessoa que amaldiçoou. Por isso não precisa preocupar-se com maldições! Deus é contra isso. Salomão disse que “a maldição injusta não te atingirá”. Pronto.

Infelizmente existe uma doutrina que diz que os negros são amaldiçoados. Foi inventada para justificar o tráfico de escravos. O Cristianismo antigo tinha acabado com a escravidão no Império Romano, mas depois houve tráfico de escravos africanos.  Muitos dos Senhores de terras que usavam mão de obra escrava eram Cristãos. Escravidão não combina com isso, então esta doutrina criou uma desculpa e ajudou-os a dormir em paz.

A propósito, existiu uma doutrina paralela, pseudo-cientifica, para os ateus: “Os negros tem cérebros menores, então prestam apenas para trabalhos inferiores, não são capazes de estudar e ocupar cargos que precisam de mais inteligência.” Vamos fazer um experimento. Vamos colocar a cabeça de um negro, digamos Joaquim Barbosa, ao lado de um branco, digamos Dias Tóffoli. O resultado é óbvio.

Esta doutrina está baseada na história de Noé. Vamos ver. No primeiro livro da bíblia, Genesis, no capitulo 9, no versículo 1 diz: “E Deus abençoou Noé e seus filhos [Sem, Cam e Jafé]”. Cam era supostamente o ancestral dos negros, então parabéns, os negros são abençoados por Deus, junto com os índios e os brancos!
A verdade é o contrário daquilo que algumas pessoas estão dizendo! Suponho que Deus não iria poupar uma família do dilúvio e logo amaldiçoar uma terceira parte deles! “Deus abençoou os filhos de Noé”, os ancestrais de todas as raças, incluindo os índios e os negros.

Para confirmar isso, para nunca esquecer disso, Deus fez uma das coisas mais lindas que existe. Ele criou o arco-íris para lembrar-nos até hoje dessa benção. (Genesis 9 versículos 12-17). Deus chamou o arco-íris de “sinal da sua aliança”. O Brasileiros chamam um certo tipo de anel de “aliança”, o que significa um compromisso, que ela é dele, e ele é dela. Em outras palavras, cada vez você vê um arco-íris Deus está colocando um anel em você dizendo “te amo!” “Estarei no seu lado para sempre.”

Onde diz na bíblia que os negros são amaldiçoados? Em lugar nenhum! Fabricaram essa desculpa a partir da seguinte história nojenta: primeiro “Noé plantou vinho e ficou bêbado.” Então esse Noé, que supostamente amaldiçoou os negros já não deveria ser bem visto em algumas igrejas. 

Depois Noé “dormiu pelado”. Pois é, coisa de bêbado, acontece. Em seguida havia uma encrenca com seu filho Cam. Noé ficou com raiva e amaldiçoou um dos seus netos com nome Canãa. Esse Canaã era ancestral daqueles que moravam no que agora seria Israel, “entre Sidom e Gaza, e na zona de Sodoma e Gomorra”. Com este povo havia mais encrencas, tal vez Noé não estava tão errado. Mas seja como for, um bêbado foi abusado e no dia seguinte amaldiçoou um dos seus netos.

Talvez faria sentido dizer que o tribo de Canaã que morava em Sodoma e Gomorra já estava amaldiçoado desde os tempos de Noé, mas isso não tem absolutamente nada a ver com os negros! Temos certeza absoluta que aquele “maldito” Canaã que fundou Sodoma e Gomorra não era o pai dos africanos.  Cam tinha mais três filhos, Cuxe, Mizraim e Fute, e segundo a bíblia nenhum destes filhos foi maldiçoado. Nem por Noé e muito menos por Deus! (Genesis 10, versículos 10-20)

Melhor esquecer dessa doutrina nojenta. Deus maldiçoou ninguém, no contrário! Deus abençoou os negros, os brancos, índios, todos! Apenas isso importa. Olha para o arco-íris. Lembra-se daquela mensagem mais linda naquele capitulo. Há uma ponte entre a terra e o céu. Um dia aqueles que acreditam no amor vão atravessá-la. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário